Esse texto é apenas para produtores com o sonho de fazer algo com qualidade suprema. Tire um tempinho para ler ou ouvir. 😁

Veja alguns traços da transição do amadorismo para o profissional.

Assim como o sucesso deixa pista, a sua evolução também.

Quero relatar algo que aconteceu comigo em especial, não tem como eu afirmar que vai acontecer com você, ou que já aconteceu da mesma forma com outros.

Você nunca vai saber de tudo, entretanto, busque o que te completa como produtor. Eu acredito muito que o produtor com o mínimo possível já faz grandes produções. O mínimo é saber o básico, só que esse básico precisa ser com excelência. Você não precisa ser mestre em teorias e teorias, afinal música está mais ligado ao que ouvimos. Existem milhares de produtores bem-sucedido, e mesmo assim não sabem sobre tudo. Eu acho isso normal, mas buscar entender as origens e saber mais sobre algumas coisas podem de dar clareza sobre o que você faz. E digo mais, você vai amar cada vez mais o que você faz.

——————————————————————————————————————–

Agora tenho uma má notícia, quando você se dedica no seu trabalho atual você gasta toda energia no seu trabalho, é muito compreensível que você no final do dia você tenha poucas ideias. Eu sei como isso é triste, porque eu trabalhava em uma empresa e comigo era assim. Só que no meu tempo livre na hora do almoço fazia alguma coisa para não ficar parado o meu sonho. Sei que na sua grande maioria, as pessoas chegam exaustas e sem forças para fazer o que precisa ser feito.

– Alguns anos atrás eu comprei um notebook para levar para o trabalho, e nos momentos de descanso eu estava colocando alguma ideia para fora. Hoje eu faria diferente, usaria esse tempo apenas para aprender sem querer produzir. O erro está bem ai!
Eu comecei a perceber a transição, é quando tudo que você tinha medo, você passa a compreender com clareza quando estuda bem na raiz os problemas. No meu caso era arranjo, era mixagem, masterização e mindset. Ou seja, é praticamente o que 80% dos produtores passam atualmente.

E como eu fui saindo dessa zona do amadorismo?

Comecei analisar criticamente grandes produtores, médios produtores, e produtores de sucesso passageiro. Não aceitava o +-. E comecei a destrinchar etapa por etapa de uma grande produção. E comecei entender e ter a mesma percepção que os grandes têm. Fui melhorando minhas baterias, e não aceitando aquele mesmo pensamento que eu tinha lá atrás quando comecei ”assim está bom”.

– Outro detalhe importante que algumas pessoas passam, são investimentos. Eu tive que investir em um PC melhor para começar a fazer grandes coisas.

Não que você não consiga fazer em um PC mais fraco, até faz, mas vai ser estressante.

——————————————————————————————————————–

Eu pedi exoneração do meu trabalho para fazer o meu curso de produção online, hoje tem 2 anos que ainda estou criando. Você precisa entender que, é muito difícil alguém aprender tudo sozinho apenas com uma pessoa. Produção musical eu praticamente aprendi tudo na raça, agora mixagem, masterização eu tive que ir atrás. Comecei investir pesado nisso, porque eu sabia que isso seria o meu próximo nível. Não investi em apenas um curso, e sim em vários de pessoas qualificadas no assunto.
E acredito muito que você precisa tirar esse fanatismo de achar que só uma pessoa vai te ajudar e está tudo bem. NÃO!

Amplie a sua mente, busque o máximo de conhecimento com várias pessoas. De preferência para quem não trabalha com música eletrônica, geralmente essas pessoas têm visões diferentes das nossas.

Eu comecei a sentir essa evolução, quando eu praticamente todos os dias com a mente livre, eu fazia grandes coisas.

——————————————————————————————————————–
– Esse eu quase me esqueci de falar, PARE de fazer tracks uma atrás só por volumes se você ainda não atingiu qualidade. Esse é um dos piores erros para um produtor. Sem estudo você apenas está replicando o que já sabe todos os dias. Eu antes só queria fazer tracks, era uma atrás da outra, porém tudo ruim. O problema não está em fazer várias faixas, mas sim em não parar para estudar o que não está melhor. Saber identificar os erros é a chave.

– Outro ponto que me fez evoluir, foi parar de querer fazer música usando apenas escalas maiores e menores. Nada contra, mas eu não gosto mais, eu afirmo para vocês que estão presos em um mundo limitado usando apenas escalas padrões. Conheça novas escalas, como a de blues, estude os modos gregos, nas minhas músicas (modos gregos) funcionam muito. Trabalho com muitas melodias, então isso me ajuda muito. Por mais que você já tenha um modo de produzir, mude isso. Produzir sem teoria (escalas, acordes) até vai, mas, você está se limitando. Eu dei um grande salto quando comecei explorar isso. E digo mais, não precisa virar mestre em teoria, o mínimo do mínimo você já faz música de altíssimo nível. Porque eu afirmo isso? Porque tem produtores que estão inseridos no mercado que provavelmente não sabe montar nem um acorde e mesmo assim são reconhecidos como grandes produtores. Então partindo disso, você que estuda o mínimo você também tem grandes chances apenas
fazendo o mínimo.

– Detalhe, tem produtores que usam loops, e são exaltados por onde passam. Nada contra, mas, acho que quando se ganha condições, estrutura, os mesmos deveriam estudar sobre o assunto. Acho um pouco ridículo isso, você crescer usam loops beleza, mas o que custa depois aprender?
O que eu quero dizer com isso é que, você pode até se dar bem usando loops, mais e a sua moral como fica com os que entendem do assunto? Pra mim quando eu soube que tal artista usava loops, perdeu a moral, porque eu sinto que estão enganando as pessoas.

E no final das contas, é você que vai escolher, quer ser o jogador de loops ou ser o produtor?

——————————————————————————————————————-

– Outro ponto que me fez evoluir mais foi eu não seguir o mercado. Não fazer o que todos estão fazendo por dinheiro!
Faça o gênero que você mais gosta, e não por dinheiro ou mercado musical. Que a barreira do amadorismo vai ser quebrada muito antes do que você espera.

Sabe quando você não tem metas de ganhar dinheiro com aquilo no primeiro momento? Então, eu aprendi muito mais assim. Porque eu estava disposto em aprender e não ganhar. Isso foi crucial para a minha evolução.

– Outro grande fator na minha evolução e também no meu método de ensino foi estudar por etapas, isso vai fazer você chegar onde deseja.

Se você é ruim em arranjo, não tem porque ir para mix e master, essas últimas etapas não iram salvar o arranjo ruim. Foque no problema, que a solução aos poucos vai vir.

——————————————————————————————————————–

– Outro ponto foi onde eu deixei o meu trabalho, não estou dizendo que você trabalhando não vai conseguir alcançar o sucesso. NÃO! Eu já vi alguns produtores que trabalhavam e conseguiram chegar no sucesso. Só que precisamos ser realistas, é muito mais difícil. Eu não consegui, só percebi mais evolução depois que a minha mente estava desligada do mundo dos negócios. Eu me conectei 100% ao que eu realmente queria fazer. Mas lembre-se, isso não é para te desmotivar ou fazer você sair do seu emprego, uma porque o seu emprego é que vai manter as coisas ativas dentro do investimento. E digo uma coisa, se você pode investir, não hesite meu amigo. Só fica ligado nos aproveitadores, tem um monte na internet. Quando eu deixei o meu emprego não foi uma das melhores coisas que eu fiz, mas me deu força para ir atrás do que eu sonhava e sonho até hoje. Estou praticamente terminando o meu curso de produção avançado extensivo, que pra mim, é prioridade máxima. No final das contas é um projeto a longo prazo que com certeza vai ter o reconhecimento que merece. Porque digo isso? Porque eu me preparei para isso, se eu fizesse algo igual aos que já tinham, eu já teria terminado em 1 ano. Queria algo mais detalhado, então sabia que iria demorar. Então com essa lição eu aprendi que você precisa de metas, estudo, e foco para ir atrás de um sonho a longo prazo. Tudo é questão de tempo, e resiliência pessoal, e o seu estado emocional precisa estar intacto. Se a sua mente não está livre, acredito que você vai ter problemas para se conectar com o seu interior para fazer algo que sai da alma.

——————————————————————————————————————–

– O quanto você consegue apanhar sem desistir?
Eu morria de medo de mixagem, me parecia algo que levaria décadas para fazer algo bom. E não foi bem assim, comecei a estudar fortemente o tema, e em menos de 4 meses e 1 ano eu já estava muito feliz com os resultados. E não ache que 1 mês você já vai estar mixando como os grandes. Assim como a produção precisa ter muitas horas, a mixagem e masterização também.

Essa mochila eu levava todos os dias cheio de coisas que eu poderia fazer na hora do almoço. Foi mais de 11 anos no mesmo trabalho fazendo isso. Nem sempre dava, às vezes eu só queria descansar, e às vezes só ouvir música.

Esse foi um breve resumo do que aconteceu comigo nos últimos anos que teve impacto na minha evolução.

——————————————————————————————————————–

E honestamente, eu acredito que o caminho que eu segui levou mais tempo. Mas me deu força e clareza sobre tudo. E recomendo que você expanda a sua mente, invista em você e não deixe para ano que vem. Faça agora, estude o agora! Se você não tem condições, estude o que tem na internet, leia e pratique! Isso já vai dar resultados massivos. E por último, sai de grupos de WhatsApp, isso não dá futuro para nem um produtor sério. Na minha carreira e na de muitos produtores, eu pelo menos não lembro de ficar em chats perdendo tempo com conversas desnecessárias. Eu estava ocupado para ficar navegando na internet atoa.

Lembre-se, a minha história não é a sua, então faça diferente!

Esse artigo é para te fazer entender alguns pontos, e talvez te ajudar a planejar melhor a sua história. 😀

Resumindo, se você tem um trabalho que não tem consome por completo, você está bem. Se você tem como investir, você está passando muitos anos na frente do que a maioria dos produtores. Se você tem vontade em aprender, você está indo no caminho certo.
Ou se você não precisa trabalhar, você tem metade da energia que muitos precisam. De valor ao seu tempo.

E se você é criativo, e tem boas ideias você também está na frente. Porque o que vai sustentar um projeto é a inovação e criatividade.
Se você gostou do que eu te contei, comente abaixo algo sobre você, quero muito saber!

Se você leu até aqui, quer dizer que você está passando por alguma das coisas que eu disse aqui.

Só tenho de agradecer, e obrigado.