Vamos lá!

Em tudo que vamos trabalhar dentro da música pode se utilizar presets.

  • Compressão
  • Equalização
  • Síntese
  • Masterização
  • E efeitos como saturação, delay, reverbs.
  • E por último em racks de presets completo.

    Então com esse resumo de onde utilizamos presets.
equalização
Capa da aula equalização

Eu sou a favor do uso de presets consciente. Usar, mas saber o que está fazendo. Pensa nisso como apenas um ponto de partida. A mesma coisa que um rascunho de alguém que já passou pelo mesmo caminho que você deseja. Então facilita sim o seu resultado final.

Mas tem o grande VILÃO do produtor ou engenheiro iniciante, DEPENDÊNCIA ou vício. Busque não aceitar tudo de mão beijada sem nem um esforço. Isso é ruim para a sua evolução. O certo é o produtor tentar entender o processo que foi feito para chegar no resultado que deseja.

Mas porque os presets não funcionam em tudo?

Sabe aquele vídeo que você viu no youtube de como deixar o seu bassline ou kick mais gordo? Então 80% Não vai funcionar por causa dessas coisas que vou te contar por aqui.

Todo som sem exceção, tem um tempo, e também tem amplitude e largura diferentes.

Fonte: tecconcursos
Conteúdo autoral 32bitz

Conteúdo autoral 32bitz
Conteúdo autoral 32bitz

Presets de equalização

No caso da equalização presets de basslines ou kicks é bem provável que funcione sempre. Porque cada preset foi configurado para trabalhar em uma faixa de frequência certa para cada elemento. No caso desse gráfico sobre as regiões de frequências, imagine que o seu kick seja equalizado assim. Agora quando você troca de kick, você está movendo a região de corte, a região de boost, e isso faz com que o som não fique perfeito como estava para quem desenvolveu o preset.

Solução: Saber editar o preset quando você usar como ponto de partida.
Bata você fazer uma varredura próximo da regiões de boost ou atenuação, e no ponto de corte você ouvir até aonda pode cortar.

Presets de Sintetizadores (Plugins)

Saiba que tudo que você vê previamente configurado pode ser estudado na síntese reversa. Você analisa todos os passos que o sound designer fez, e refaz novamente.

Eu posso utilizar presets de plugins?

No meu ponto de vista SIM! Presets foram feitos para utilizar.
Mas não quer dizer que você deve passar todo o tempo apenas baixando presets. Eu acredito que o produtor serio, ele precisa de no minimo um conhecimento básico sobre cada coisa. E a síntese sonora está incluída no assunto. Porque se você pegar um timbre que não está bem encaixado na música, com um pouco de conhecimento você consegue moldar ele fazendo com que ele fique bom na sua música.

Rack de presets para mixagem

Usar racks de presets que alguém experiente criou pode até te ajudar. Mas, muitas vezes você precisa pelo menos ajustar equalização, compressão se houver um exagero, e um ajuste minimo nos efeitos. Entendendo que pode se ajustar as coisas, você pode sim usar tudo como ponto de partida.

Os efeitos que mais funcionam são, reverbs ou saturação. Porque geralmente ou tem demais ou efeito, ou tem pouco. Então, não afeta o som danificando ele. Agora equalização e compressão são os grandes vilões no uso de presets, apenas tome cuidado com eles!

Como eu aprendi a mixar kicks?

Bom, eu vivia procurando formulas mágicas na internet, mas eu além de não saber como procurar, eu não ENTENDIA o processo. Eu dei um basta para tudo isso, já estava cansando de viver procurando coisas. Hoje eu parei de procurar, hoje eu sou o cara que busca te fazer entender como chegar lá!
Quando você entende tudo que você faz, tudo é natural!
Fiquei pensando como eu poderia entender a ciência de uma boa mixagem. Eu peguei um preset que soava muito bem no meu kick, e depois fui estudar o porque ele soava bem.

  • Percebi que tinha duas coisas importantes
    – O corte é padrão
    – O boost na fundamental é o que fazia ficar com pressão nos graves e subgraves.
    – E por último, a limpeza de frequências muddy, essas frequências acabam deixando o teu som com uma sujeira que não deixa o kick tão agradável.
    E pronto, eu tinha uma estrutura de como entender e aplicar nos meus kicks. E pra mim funcionou perfeitamente. Eu gosto de kick macio e isso erá o que eu precisava. Hoje entendo cada região do kick e sei o que preciso fazer pra ele ficar como eu quero.

Espero ter ajudado você com essa visão de como eu vejo as coisas.

E detalhes, não cai nessa de cursos que vão te dizer que você precisa fazer tudo do zero se não você não é um produtor autêntico, os mesmo quando não estão filmando, vai lá e utiliza aquele pack favorito dele que eu não criou. Eu acho isso uma hipocrisia e por isso sou realista. Nas câmeras são uma coisa, fora são outras, é loops, é presets e tudo. Eu venho desenvolvendo os packs presets e sample packs para um dia vender, mas mesmo assim enquanto não está completo, eu uso sim presets de synths e bass para criação da música.

E na verdade, escolhendo bons timbres você desenvolve o seu lado crítico da percepção sonora.

O importante é fazer músicas boas, e não importa como você vai fazer elas!


ENTÃO EU DEVO USAR? PORQUE EU LI SOBRE ISSO NA INTERNET, OU O MEU AMIGO ME FALOU!

Se você NÃO faz música de qualidade, não sabe como funciona ainda o synth, ou não liga pra esse assunto como síntese. Sim, você não tem que dar ouvidos a essas pessoas. É muito pior alguém quem compra músicas como serviços de ghost, do que alguém que apenas usa um preset ou um loop. Ter bons samples e presets é apenas ferramentas para você trabalhar. Do que adianta falar de presets se os mesmo ainda usam kicks, claps, hats, tudo que não foi criado por eles mesmo. Se for analisar a fundo, um sample one shoot é um presets que foi gerado para áudio.

Tudo que falamos aqui é polemico, mas é a minha visão. Eu James, não costumo compactuar com tudo que é pregado por aí. E por isso, sempre gosto de ir contra essas falácias. E não esquenta, tem muitos por aí que tem synths nos estúdios, mas não usam nem pra fazer um simples elemento. É muita falação pra pouco resultado.

Vou deixar aqui alguns links para você conhecer o meu canal no youtube, lá eu posto algumas coisas ligadas ao mundo da mixagem e produção musical.

Se caso precisar de ajuda com a sua produção ou outro estágio como mixagem e masterização para música eletrônica, entre em contato.

Faça produção musical com a 32bitz.
Inscrição: https://32bitz.com.br/

Se houver qualquer erro de gramática, peço que desconsidere. O meu trabalho aqui é apenas musical.